Joinville         -          Sábado, 22 de Janeiro de 2000         -          Santa Catarina - Brasil
 
 

ANotícia  

O  
P  
I  
N  
I  
à 
O  













Noticiário
Capa
Opinião
Esporte
Economia
Política
País
Mundo
Polícia
Geral
Fórmula 1
Fórmula Indy
Colunas
Alça de Mira
Moacir Pereira
Informal
Raul Sartori
Livre Mercado
Espaço Virtual
Canal Aberto
Joelmir Beting
Na Grande Área
Cadernos
Anexo
AN Cidade
AN Informática
AN Economia
AN Veículos
AN Tevê
AN Turismo
AN Verão
Especiais
AN Verde
Grandes Entrevistas
Cruz e Sousa
Joinville 148 anos
Festival de Dança
Recicle
Meio Ambiente
Ecologia
Anita Garibaldi
Serviços
AN Pergunta
AN Pesquisa
Como anunciar
Classificados
Assinatura
Mensagem
Loterias
Cinema
Edições 2000
Edições 1999
Edições 1998
Edições 1997
Info
Índice
Expediente
Institucional
AN Capital
Capa
Geral
Última Página
Fala Mané
Ricardinho Machado
StarMedia
E-mail grátis
Bate-papo
Forum
Notícias

Editorial


Domingo, dia de Deus

Dom Orlando Brandes

O domingo é um dia santo e de festa por causa da ressurreição de Jesus. É a celebração desta nova criação. Na verdade, o tempo e o espaço pertencem ao Senhor. Dele são todos os dias. Mas o homem necessita de momentos explícitos de oração, e o domingo é essa oportunidade. "Recorda-te do dia do sábado, para o santificares" (Ex. 20,8).
Guardar o domingo como dia santo e de repouso não é apenas interromper o trabalho para um relax, mas celebrar as maravilhas realizadas por Deus, com gratidão e louvor. Adoração e repouso, culto e descanso são duas características do domingo.
Marcado pela ressurreição de Jesus, o domingo é dia festivo. Na casa arrumada, na comida diferente, na roupa mudada, nas visitas às pessoas e celebrações na igreja, expressamos a alegria da ressurreição. Domingo é o dia da vitória da vida, festa da vida, é o primeiro dia da semana, dia do Senhor. O historiador Plínio, o Jovem identifica os cristãos a partir do domingo, quando escreve: "Eles se reúnem num lugar, antes da aurora, no domingo, entoam hinos a Cristo". Com efeito, o domingo é o dia em que, mais do que qualquer outro, o cristão é chamado a lembrar a salvação. É o dia iluminado pela luz e o triunfo de Cristo ressuscitado. Ele é o sol que ilumina os que jazem nas trevas e na sombra da morte (Lc. 1,78), é a luz que iluminas as nações (Lc. 2,32).
Assim, o domingo é o dia da fé, da profissão da fé, do testemunho especial da fé, dia por excelência da manifestação pública e social da fé. O domingo é um elemento qualificante da identidade cristã. A sexta-feira é o dia da fé dos muçulmanos, o sábado é o dia da fé dos judeus, o domingo é o dia da fé dos cristãos. O domingo é nosso. Foi-nos dado por Deus.
O domingo hoje parece mais um dia dos pagãos que dos cristãos. Virou dia do consumismo, do comércio, do shopping, do sono, do esporte e até do pecado. Quem inventou o domingo foi Jesus Cristo com sua ressurreição. Cabe aos cristãos recuperar o valor espiritual do domingo. Sem jactância, os cristãos podem dizer: "O domingo é nosso, o domingo é de Deus". Não é do comércio, nem do consumismo. Não é mais um dia para o ventre, para o lucro, para produzir. Os cristãos não devem trabalhar, nem comercializar ou, pior ainda, mercantilizar o domingo. Nosso lugar no domingo é em casa, na igreja, nos hospitais, nas prisões, visitando parentes e amigos. É dia de fraternidade, de presença junto a Deus e aos irmãos. É dia da caridade iluminada pela fé. É dia de partilhar e não de consumir.
O cristão, ou melhor, o católico consciente não pisa no shopping nem em outros mercados lucrativos e consumistas no domingo. Nesse dia, alimentamos a alma, o espírito, a fé. Domingo é dia de parar, rezar, abraçar, conversar, rir. No domingo, vamos estar mais juntos da família e dos filhos; participar das celebrações religiosas; entrar no santuário de nossa consciência, para pedir perdão pelo mal praticado e agradecer o bem realizado, as bênçãos recebidas. Domingo é o dia da família, da comunidade, da presença, da leitura, da oração e do descanso. Dia de Deus.

  • Dom Orlando Brandes, bispo de Joinville

http://libertare.tripod.com | libertare@SoftHome.net

 

Manchetes AN

Das últimas edições de Opinião
21/01 - Estímulo à produção no campo
20/01 - Equívoco continuado
19/01 - Investimento recorde
18/01 - Decisão em Brasília
17/01 - A economia negligente
16/01 - Fatalidade na BR-470
15/01 - Perdas financeiras

Apontamentos

Queda de braço

Segue a encrenca entre a Ordem dos Advogados do Brasil e a Prefeitura de Florianópolis. Liminar e sentença obtidas pela seccional da Capital na Justiça Federal, desobrigando os advogados do pagamento das taxas de licença para localização e de expediente, não está sendo cumprida pelo município. O presidente da OAB/SC, Jefferson Kravchychyn, diz que está com a paciência esgotada na tentativa de marcar uma audiência com a prefeita Ângela Amin (PPB) para fazer valer a decisão judicial. E cita parecer do juiz federal Jairo Gilberto Schäfer: "É cristalino o controle fiscalizatório dos advogados exercido pela OAB, por expressa determinação legal, o que nos leva à conclusão de que inexiste atuação estatal que enseje a cobranças das taxas mencionadas." Kravchychyn diz lamentar a rapidez dos órgãos públicos na cobrança de inúmeras taxas, onerando ainda mais o já combalido contribuinte e a lentidão no cumprimento de decisões judiciais. "É como se estivessem acima da lei. Decisão judicial é para ser cumprida sem discussão", sentencia o presidente da OAB.

Hospital 1

Com os salários em dia e de cara nova (passou por obras de pintura em regime de mutirão), o Hospital Bom Jesus, de Araquari, vive nova fase, depois de ações práticas determinadas pelo secretário da Saúde, Eni Voltolini. Há, agora, vontade explícita de boa parte dos servidores e da comunidade para que o Estado assuma definitivamente a administração do único hospital do município cujos pacientes, na grande maioria, dependem do SUS.

Hospital 2

Voltolini concorda, desde que a Associação Menino Deus (mantenedora) assuma débitos antigos com fornecedores e Previdência, algo em torno de R$ 200 mil. Mas há, também, questões estatutárias para que o administrador (de fato), Roland Ristow, possa responder pela totalidade. A diretoria da mantenedora não manifesta desejo de sair, mesmo que hoje não administre nada.

Humm....

Na quarta-feira, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina, Danilo Freitas, disse ser contra a cobrança imediata de multas cometidas por estrangeiros. Um dos motivos, segundo ele: o policial poderia cobrar, sem multar. Na quinta-feira, o diretor do Detran no Estado, Wanderley Redondo, também manifestou preocupação com a corrupção de policiais, caso fosse delegado a eles a cobrança. Com certeza, sabem do que falam.

Sangue tucano

Se todos os cerca de 6 mil filiados do PSDB de Joinville, entre 18 e 60 anos, atenderem convite do diretório para doar sangue a partir de segunda-feira, o problema vai estar resolvido por bom tempo. A assessoria tucana diz que o partido, com isso, age de modo diferente dos outros que só procuram o povo para pedir votos em ano eleitoral. De fato, salvo melhor juízo, é a primeira sigla política da cidade a pedir o sangue dos eleitores.

Positivo

Funcionando há pouco mais de um ano, a Associação dos Doadores Voluntários de Sangue, em Lages, já tem 400 doadores cadastrados que, como incentivo, são credenciados como sócios para freqüentar instalações esportivas e de lazer do Sesi, além de descontos em consultas e tratamentos odontológicos. Nos dois trágicos acidentes com turistas argentinos na BR-470, a ADVS deu grande contribuição para salvar vidas.

Superior

Perícia contábil só pode ser feita por profissional de nível superior, qualidade que o técnico em contabilidade não tem. O parecer é do corregedor-geral de Justiça, Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho, baseado em decisão do Superior Tribunal de Justiça, e já foi comunicado a todos os juízes do Estado. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, comemora.


Frases

CUT/PT - A Federação dos Metalúrgicos de Santa Catarina e Paraná (ligada à CUT) vai se reunir entre os dias 2 e 4 de fevereiro, em São Francisco do Sul. Dia 3, o presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, fala sobre a conjuntura nacional.

Aleluia - A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Joinville inaugura dia 24, no bairro Glória, seu centro de convivência. É um sonho realizado depois de 15 anos de muito esforço.

Saldos - O prefeito de Ascurra, Heitor Fistarol (PMDB), fechou o exercício de 1999 com sobras de R$ 116 mil em caixa, soma que, anuncia, pretende investir em equipamentos para o setor de obras. Dinheiro sobrando é coisa rara.

Cidadania - Índios guaranis da reserva de Palhoça (Morro dos Cavalos) ganham hoje carteiras de identidade fornecidas pelo Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública. A tribo tem 40 integrantes.


Curtas

"O controle da Embraer não sairá das mãos dos brasileiros."
Geraldo Magela Quintão
, ministro da Defesa

"Já há problemas suficientes para que o governo crie outros."
Dom Eugênio Salles
, arcebispo do Rio de Janeiro, furioso com a liberação do topless em praias cariocas

"Nosso corpo é sagrado, porque é o templo do Espírito Santo."
Idem
, sobre o mesmo assunto

"Vamos trabalhar para tirar a tristeza da cabeça deles."
Paulo Cesar Gusmão
, treinador de goleiros da Seleção que disputa vaga para as Olimpíadas de Sidney

"Como empresa estatal, deveria dar o exemplo."
José Sarney Filho
, ministro do Meio Ambiente, referindo-se ao desastre ecológico provocado pela Petrobrás na baía de Guanabara

Tempo (22/12/2003)
Fonte: Climerh
Pancadas de chuva
Máx: 31 °C Min: 15 °C

Câmbio (20/12/2003)
  Compra Venda
Paralelo
Comercial
Turismo

Conversor de Moeda
Fonte: OANDA
Valor  Em dd.mm.aa
De...          ...Para

Indicadores (20/12/2003)

ÍNDICE   VALOR
Poupança 20/12 ......... 0,7063%
Bovespa 19/12 ..........21.385 (-0,48%%)
CDB 19/12 .............. 16,02% a.a.
Taxa TJLP ............. 11,0% a.a.
INFLAÇÃO
IPCA (IBGE)........... 0,34% (nov)
IGP-M (FGV).......... +0,49% (nov)
ICV (Dieese)........... 0,26% (nov)

Conjuntura Econômica é com:
ECONOMIA@Online

AN Pergunta
Você vota por obrigação ou por livre exercício de cidadania?

AN Manchetes
Insira seu e-mail:

e seu nome:


AN Classificados

P u b l i q u e  ou